quarta-feira, 11 de agosto de 2010

PROJETO MULTIDISCIPLINAR


ÁREAS ENVOLVIDAS: HISTÓRIA, GEOGRAFIA, PORTUGUÊS, ARTES, INGLÊS E INFORMÁTICA (EVAM)

Este projeto está sendo realizado na EMEF. Maria Edila da Silva Schmidt. O público-alvo são os alunos da EJA, etapas III e IV.

Professores envolvidos:

- História e Geografia: Prof. Maria Luciane da Silva Pinto

- Português e Artes: Prof: Guadalupe da Silva Vieira

- Inglês: Gislaine Helena Monteiro Flores

- Informática(EVAM): Adriana Pereira dos Santos


Em cada disciplina se desenvolve o projeto da seguinte forma:

- História e Geografia :


Introdução e justificativa:

A expansão dos recursos tecnológicos e sua crescente acessibilidade fizeram com que os computadores chegassem rapidamente às salas de aula, marcando presença também na EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A informática está inserida na realidade escolar servindo como uma importante ferramenta que permite ao aluno envolver-se em experiências educativas nas quais o processo de conhecimento contempla não só a teoria, mas também a prática, portanto é um instrumento de inserção social.

Com este enfoque o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um CD-ROM, através dos recursos da informática, contendo informações dos alunos quanto à temática: “Resgatando as Origens”, que será desenvolvido na disciplina de História.

Este trabalho se justifica pela importância do conteúdo a ser trabalhado, permitindo ao educando uma aproximação desde suas origens como sujeito ativo da História, da sua própria História de Vida, e responsável pela construção de seu conhecimento. Mas também de sua cidadania e de sua identidade como um indivíduo social. Pois de acordo com Paulo Freire: “Não há educação fora das sociedades humanas e não há homem no vazio”.1 Por isto é importante o aluno responder as perguntas:

a) Quem sou?

b) Que nome devo zelar?

c) Da onde venho?

d) O que quero?

Assim como na Geografia o educando identificará os lugares de sua vida, desde seus antepassados. E a partir desse conhecimento compreenderá e valorizará mais esses lugares como parte de um todo. De um planeta que está interligado e que funciona em conjunto com o homem que o habita.

Pois de acordo com Morin2 : “O curso seguido pela história da era planetária saiu da órbita do tempo reiterativo das civilizações tradicionais para entrar num devir cada vez mais incerto”.

Em seu livro Morin, descreve esse homem moderno, vulnerável, itinerante, às vezes tão irresponsável com seu planeta. Mas também: “ Prosaicamente e poeticamente, o homem habita a Terra. Prosaicamente (trabalhando, visando objetivos práticos, procurando sobreviver) e poeticamente (cantando, sonhando, gozando e amando, admirando), habitamos a Terra”3.

Objetivos:

- Oportunizar o contato com o computador, pois para muitos dos educandos é o primeiro contato com a informática.

- Construir conhecimento a partir das informações através da pesquisa pela Internet.

- Despertar auto-estima, pois o educando descobre-se fazendo parte de um mundo atual e dinâmico que exige este conhecimento.

- Aprender em conjunto, pois há troca de saberes entre educador e educando.

- Permitir a troca de materiais elaborados na informática para as diversas turmas e séries da escola interessadas na pesquisa.

- Possibilitar através da Informática uma multidisciplinaridade objetivando o processo de aquisição de conhecimento.

1 FREIRE, Paulo. Educação como prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

2 EDGAR, Morin e KERN B. Anne. Terra Pátria. Porto Alegre: Sulina, 1995.

3 EDGAR, Morin e KERN B. Anne. Terra Pátria. Porto Alegre: Sulina, 1995.




Nenhum comentário:

Postar um comentário