

Projeto EJA Santa Marta Etapas I, II, III, IV, V

”Por estarmos vivendo em uma época de grandes mudanças sociais, passou a ser função da escola não apenas a transmissão de conteúdos, mas ajudar a construir a identidade e a subjetividade de cada adolescente, tanto como sujeito histórico, como cidadão, ensinando-os a elaborar estratégias e recursos para interpretar o mundo em que vivem, a escrever suas próprias histórias, respeitando as mesmas, as relações estabelecidas através das diferentes experiências culturais e os conhecimentos relevantes para eles.”
Objetivo: Propiciar ao aluno situações de autoconhecimento para que este construa e/ou reconheça-se como parte integrante da comunidade e consequentemente exerça sua cidadania.
Justificativa: Devido à realidade em que vive nosso aluno, que muitas vezes tem dificuldade de reconhecer-se como parte integrante da comunidade, das dificuldades de conhecer seus direitos e deveres na comunidade e sentir-se responsável pelo espaço em que vive, vimos necessidade de conceder espaço para discussões e autoconhecimento fazendo com que o aluno sinta-se protagonista de sua própria educação.
Atividades previstas:
* Mapear as cidades de origem dos alunos, através levantamento em suas certidões de nascimento;
*Abordar questões ambientais a partir de comparações entre as cidades de origem dos alunos e São Leopoldo;
*Construir um mural com depoimentos dos alunos sobre as várias fases das suas vida;
*Reconhecer as principais manifestações artísticas existentes na comunidade e reproduzi-las na escola:
*Construir autorretratos dos alunos;
*Elaborar autobiografias através de relatos orais e escritos;
*Construir gráficos a partir de dados coletados, como: idade, origem, distância entre cidades, profissões, família, etc;
*Construir uma linha de tempo da vida dos alunos com acontecimentos marcantes;
*Estudar as origens de seus nomes e significados;
*Reconhecer saudações, adjetivos e gírias usuais da comunidade, em Inglês;
*Desenvolver brincadeiras que relembrem a infância:
* Reconhecer e praticar as principais modalidades esportivas e/ou brincadeiras típicas da comunidade.
Duração do projeto: 4 semanas.
Culminância: Noite cultural com exposição dos trabalhos desenvolvidos em aula, manifestações artísticas e esportivas.
ENCERRAMENTO DO PROJETO
Apresentação dos trabalhos feitos pelos alunos. Na entrada do auditório haverá cartazes com frases:
Quem sou eu?
De onde vim?
Para onde vou?
O que gosto?
Como sou?
No computador será feita uma coletânea de imagens de cidades das quais os alunos nasceram. Fragmentos de suas histórias trabalhadas nas aulas de Português. Músicas diversas sobre lugares para animar a noite de apresentações.
Breve fala dos professores sobre o projeto e visita dos alunos pelo auditório para admiração dos trabalhos confeccionados pelos alunos.
Integração dos alunos das diferentes etapas e troca de experiências entre eles.


Nenhum comentário:
Postar um comentário